quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Falta de chuva compromete lavouras de soja de Mato Grosso

Do G1
Em uma propriedade em Rondonópolis, sul de Mato Grosso, sete mil hectares foram destinados ao plantio de soja precoce e média.
A falta de chuva regular afetou mais de dois mil hectares. Algumas áreas ficaram mais de 20 dias sem nenhuma gota de água, o que refletiu no crescimento das plantas.
Os problemas são ainda mais graves em outra fazenda em Itiquira. O agricultor Glidy Estevão investiu em mais de três mil hectares no grão. A terra quente e sem água provocou uma doença chamada escaldadura, que fez as plantas perderem os nutrientes e não se desenvolverem no tempo certo. Algumas acabaram secando, 12% do que foi plantado foi perdido.
O agricultor já começa fazer as contas, a expectativa era colher 56 sacas por hectare, mas com a variação do clima, a previsão agora é de 46 sacas por hectare.
O agronômo Sidinei Zaneti explica que a falta de água também interfere no controle das pragas. Parte da soja média foi devorada por lagartas. "Os herbicidas só podem ser aplicados no começo da manhã ou à noite".

Nenhum comentário:


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"Seja contra a pirataria, ao ver alguém de tapa-olho e perna-de-pau denuncie."





Nosso Facebook acesse!

Nosso twitter

Twitter @noticiascomjoao
Twitter do criador: @realwjoao