De: João Rodrigues
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Brasil registrou alta de 6,50% na inflação, o pior número desde 2004, quando foi registrado índice indicado era de 5,91%. Em 2010, o índice de preços ao consumidor teve inflação de 5,91%.
Eulina Nunes dos Santos, da Coordenação de Índice de Preços do IBGE, explica o aumento em 2011, “Há uma grande concentração do IPCA no primeiro trimestre de 2011, que ficou em 2,44%, por causa da influência do grupo educação. No primeiro trimestre do ano são realizados os reajustes dos preços das escolas, que tem uma importância muito grande na formação do IPCA e pesa no orçamento das famílias. Além disso, alimentos e ônibus também contribuíram para o valor do primeiro trimestre(...)
No segundo trimestre, os alimentos continuaram pressionando, mas de forma mais branda (...). No terceiro trimestre, os alimentos já não pressionaram tanto (...) De outubro a dezembro, os alimentos voltaram a pressionar, bem como o reajuste da gasolina, por conta da alta do etanol”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário