sexta-feira, 18 de maio de 2012

O aumento de imigrantes no Brasil e o que isso tem a ver com você!

Dilma com o presidente do Haiti. (Lugar de onde parte boa parte dos que vem para o Brasil.)

De: João Rodrigues.
 A mídia em geral, televisão, internet, jornais impressos e revistas tem dado destaque ao aumento de imigrantes no Brasil. A entrada de estrangeiros no país tem crescido cada vez mais rápido, exemplo disso são os números que estão sendo registrados. De acordo com o CNIg (Conselho Nacional de Imigração), órgão do Ministério do Trabalho, entre o mês de janeiro e setembro de 2011, foram concedidas cerca de 52,5 mil autorizações de trabalho a estrangeiros -30% a mais que o registrado no mesmo período do ano anterior.     
 Em Janeiro de 2012, o governo federal concedeu vistos de permanência a cerca de 4.000 haitianos. Outros dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram ainda que o número de estrangeiros dobrou de 2000 a 2010, o principal motivo é a procura por oportunidades de emprego e a estabilidade econômica que o Brasil tem oferecido diante da crise internacional, que tem atingindo principalmente países de primeiro mundo, na Europa e na América os EUA.
 Como a entrada de estrangeiros no país afeta a sua vida? Como deve ficar a economia? As opiniões se divergem muito, para alguns, trata-se de uma boa coisa do ponto de vista econômico, para outros pode ser um desastre.
 Uma reportagem do site da revista "Veja", de dezembro de 2012, destaca os possíveis benefícios da entrada de estrangeiros no país, a reportagem destaca o exemplo da Espanha, onde os imigrantes contribuem para a economia mais do que usam dos serviços públicos, segundo a reportagem "no período de 2000 a 2005 os imigrantes foram responsáveis por nada menos que 50% do crescimento do país, além de terem contribuído para a diminuição da inflação."
 Outros destacam pontos negativos, como muitas pessoas no país e a diminuição das vagas de emprego para os brasileiros. Além disso, tem se dado atenção ao dinheiro publico que teria que ser investido com pessoas que não são brasileiras, pois imigrantes legais possuem direitos assim como os que são do Brasil.
 De fato, com o crescimento e estabilidade da economia nacional essa é uma questão a ser pensada. E você, o que pensa sobre o assunto?

Nenhum comentário:


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"Seja contra a pirataria, ao ver alguém de tapa-olho e perna-de-pau denuncie."





Nosso Facebook acesse!

Nosso twitter

Twitter @noticiascomjoao
Twitter do criador: @realwjoao